A história do bom samaritano pode ser utilizada para ensinar sobre compaixão
Tema: Compaixão
Versículo principal:
Lucas 10.27
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”.

História
Leia a história completa em Lucas 10.25-37
Um professor da Lei se levantou e, querendo pegar Jesus em contradição perguntou:
Mestre, que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
Que é que as Escrituras Sagradas dizem? Como é que você interpreta?
Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força, e com toda a sua inteligência. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo – ele respondeu.
Sua resposta está certa – disse Jesus – Faça isso, e você viverá.
Mas o professor da Lei, querendo se desculpar, perguntou:
Quem é o meu próximo?
Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele, e o deixaram quase morto.


Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Um homem que servia a Deus num templo lindo em Jerusalém. Ele vai parar e ajudar, mas quando viu o homem, passou para o outro lado da estrada.
Também um levita passou por ali. Os levitas trabalhavam com os sacerdotes no templo. Ele vai parar e ajudar, mas olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada.


Mas um samaritano estava viajando por aquele caminho, e chegou até ali. Vocês se lembram que os judeus maltratavam os samaritanos. Acham que um samaritano pararia para ajudar um Judeu? Quando viu o homem, ficou com muita pena. Chegou perto, e fez curativos nele, pondo óleo e vinho nas feridas. Depois disso, colocou o homem em seu próprio animal, e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: “Tome conta dele. Quando eu voltar por aqui, pagarei o que você gastar a mais com ele”.
Então Jesus perguntou ao professor da Lei:
Em sua opinião, qual destes três foi o próximo do homem assaltado?
Aquele que socorreu – respondeu o professor da lei.
Pois vá e faça a mesma coisa – disse Jesus.
Embora o sacerdote e o Levita passarem pelo machucado, o bom samaritano estava ansioso para ajudá-lo. Ele fez curativos nele e o levou para uma pensão. Este homem bom mostrou seu amor sendo ansioso para ajudar alguém que precisava. Se alguém precisar de ajuda, Jesus falou que devemos ser um bom amigo como este homem da história. Assim estaremos amando nosso próximo como nós amamos a nós mesmos.


Estamos mostrando amor ao proximo quando ajudamos (na medida possível) alguém que tem necessidade. Até pessoas que não tem nos tratado tão bem ou até estrangeiros.
Sugestão:
Pergunte os alunos para pensar em exemplos de compaixão que eles tem testemunhados no dia a dia (na escola, na comunidade, nos reportagens, etc.)
Falar como nós podemos ajudar nosso proximo. Solicitar a cada aluno fazer uma lista de coisas que ele pode fazer esta semana para ajudar ansiosamente.
Conclusão
Nosso proximo é qualquer um que precisa de nossa ajuda.

Deus, abre nossos olhos para ver as necessidades ao nosso redor e ajudá-las na maneira possíve

Cortar e Colar
Dependendo da idade você poderá adaptar as atividades, crianças pequenas entre 1 e 3 anos não tem a coordenação motora bem desenvolvida, elas gostam de colar, mas você precisa levar o material já cortado e pronto para colar, utilize se possível cola de batom que é mais fácil de manusear e seca mais rápido, é importante que sempre tenha uma pessoa auxiliando.
Crianças entre 4 e 7 anos já conseguem cortar, mas é muito devagar o processo, dependendo do tempo disponível para a aula é interessante levar o material semipronto, para fazer poucos cortes, ou que sejam cortes retos que eles conseguem fazer rapidamente
Crianças entre 8 e 10 anos conseguem cortar com mais facilidade, mas ainda o processo demora mais, é bom levar o material pré-pronto.
Em baixo estão os botões para você fazer o download de alguns desenhos para atividades de cortar e colar.
Desenhar e pintar
No link a seguir tem uma ideia de atividade que pode ser feita com as crianças
https://www.michellepaigeblogs.com/2013/05/sunday-school-craft-philip-and.html
Brincadeiras
As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da criança e podem ser aliadas na fixação de conhecimento.
Algumas ideias:
Incentive as crianças a recriar a história
material:12 limpadores de cachimbo, tiras de gazes, pedras para fazer a passagem perigoso, uma caixa pequena para usar como hotel: usando dois unidades, dobrar em forma de 5 homens e um cavalo; Monta a historia para contar, cada criança tomando uma personagem
Créditos e Direitos Autorais
Este material foi disponibilizado de forma gratuita pela www.escolabiblicainfantil.com.br e pode ser utilizado para o planejamento de aulas para crianças do ministério infantil ou dos pais que estão ensinando a Bíblia aos seus filhos, mas ele não pode ser comercializado nem servir para propósito comercial ou lucrativo.
Agradecimentos e orações para as pessoas que colaboraram com o desenvolvimento desta aula:
Diagramação: Evelyn Oliveira
Desenhos: Coralie Leue
Ilustrações e desenhos para colorir criados por Coralie Leue:
/FreeBibleimages.org.

Conteúdo da aula: Kathy Short
Deixe um comentário