Dia das mães – História do Bebê Moises

A História de Moises. Uma história especial para o dia das Mães

Tema: Deus cuida de nós

Versículo principal:

Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, pegou um cesto de junco, tapou os buracos com betume e piche e, pondo nele o menino, largou o cesto no meio dos juncos à beira do rio.

Êxodo 2:3

Leia a história completa em Êxodo 2:1-10

Resumo da História:

O rei de Egito não queria que o povo hebreu continuase crescendo e ele não queria deixar vivo nenhum menino, ele tinha pedido as parteiras para matar os meninos que naciam, mas elas não fizeram porque isso não agradava a Deus, então o rei mandou jogar no rio todos os meninos, porém, Joquebede escondeu seu filho Moisés por três meses em casa; quando não podia mais esconder, ela levou num cesto de grama para a margem do rio. Enquanto estava longe a irmã ficou de olho nele. Em fim ele foi resgatado por uma filha do Faraó que tomava banho no rio. A irmã ofereceu procurar uma senhora hebraica e chamou Joquebede quem cuidava dele até uma certa idade.

História completa

Certo dia Anrão e Joquebede, tiveram um lindo filho. A mãe o amava muito e não queria que ele morresse. Por isso, escondeu-o durante três meses. Mas quando não conseguiu mais esconde-lo, fez um cesto de junco e calafetou-o com betume e piche, para a água não entrar. Quando o cesto estava terminado, ela colocou o nenê dentro, e colocou-o na água do rio.

. Entre os juncos, deixou sua filha Miriã, escondida por perto, para ver o que ia acontecer. O tempo se passou, e o cesto, com sua carga preciosa, continuou flutuando na água, com a irmã sempre o observando.

De repente, a princesa, filha do Faraó, desceu para tomar banho. Aproximando-se ao lugar onde estava o bebê Moises, ela viu o cesto entre os juncos.  Mandou uma criada ir buscá-lo e quando abriu a cesta, o menino estava chorando.

A princesa ficou com pena, reconhecendo ser ele o filhinho de algum hebreu (israelita), mas, apesar do mandamento do rei, ela decidiu ficar com a criança. Neste momento Miriã aproximou-se da princesa e perguntou:

A senhora quer que eu vá chamar uma ama para o nenê?

A princesa disse que “sim”, e Miriã foi chamar a mãe da criança.  Imagine!  A própria mãe foi contratada e recebeu um salário da princesa, para amamentar e criar o seu próprio filho. Quando o menino ficou já grande, sua mãe levou-o para viver no palácio real. A princesa deu-lhe o nome de Moisés, que significa “tirado das águas”. Este, muito abençoado por Deus, recebeu todo o preparo possível naquele país de tão grande cultura e poder.

Que aprendemos com a lição de hoje?

Joquebede cuidava seu filho em tudo que ele precisava, tendo fé em Deus e suas promessas

Você é muito especial a Deus. Ele tem um plano especial para você.  O que pode fazer agora mesmo para estar no plano de Deus?

1.   Obedecer Deus em todas as coisas.

2.   Colocar Deus em primeiro lugar.

(Converse com as crianças sobre destas idéias).

Deus teve planos especiais para o nenê, Moises, sobre o qual estamos aprendendo hoje.

Perguntas que podem ser feitas às crianças

Faça perguntas para as crianças responderem, como:

1. Qual foi o nome da mae de Moises?
  2. Com que idade Moises foi colocado no rio?
  3. Quem cuidou Moises enquanto ele estava no rio?
  4. Quem achou a cesta com o bebe no rio?
  5. Quem foi chamado para cuidar Moises na casa da filha de Farao?
  6. Quantas pessoas foram mandadas por Deus para cuidar Moises?
  7. Qual o significado do nome Moises?

Moises foi criado por sua mae e mais umas cuidadores que Deus providenciou

Papai do céu, ajude-nos a sermos crianças obedientes e colocar a Deus em primeiro lugar

A seguir você pode fazer download de material para você ministrar as aulas, o material não pode ser utilizado com fins comerciais, foi disponibilizado para auxiliar professores de Escola Biblica Infantil nas tarefas de reforço da aula bíblica.

Para fazer download do material

Brincadeiras

As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da criança e podem ser aliadas na fixação de conhecimento.

Algumas ideias:

Simão Diz Versão Bíblica

• Objetivo: Ensinar as crianças a importância de ouvir e obedecer às instruções, correlacionando com a obediência a Deus.
  • Como funciona:
  • Um líder comanda a brincadeira dizendo “Simão diz” seguido de uma ação, como “Simão diz para pular em um pé”.
  • Ocasionalmente, o líder dá um comando sem dizer “Simão diz”.
  • Crianças devem realizar a ação apenas se o comando começar com “Simão diz”.
  • Integre a atividade com versículos ou situações bíblicas sobre obediência.

Eu quero ler a Bíblia

EU QUERO LER A BÍBLIA, a Bíblia, a Bíblia;
Eu quero ler a Bíblia, Palavra de Deus.
Sobre Adão e Eva, e José, e Noé, e Samuel, e Daniel.
Eu quero ler a Bíblia, Palavra de Deus.
Sobre Raquel, e Zaqueu, e Saulo de Tarso, e Abrão, e Arão.

Créditos e Direitos Autorais

Este material foi disponibilizado de forma gratuita pela www.escolabiblicainfantil.com.br e pode ser utilizado para o planejamento de aulas para crianças do ministério infantil ou dos pais que estão ensinando a Bíblia aos seus filhos, mas ele não pode ser comercializado nem servir para propósito comercial ou lucrativo.

Agradecimentos e orações para as pessoas que colaboraram com o desenvolvimento desta aula:

Diagramação e desenhos para cortar e colorir: Evelyn Oliveira

Ilustrações criados por John Paul Stanley