Páscoa cristã – dramatização

postado em: Esboços de aulas | 4

Os últimos dias de Jesus na terra foram muito difíceis para Ele, mas Ele cumpriu o seu propósito por amor a nós.

Tema: Como explicar o verdadeiro significado da Páscoa na Escola Bíblica Infantil

Versículo principal:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

História Dramatizada

Leia a história completa em: Lucas 19-24, João 18-21, Atos 1:1-11

Introdução

Perguntar para as crianças se elas sabem o que é a Páscoa?

Escutar as respostas e dizer para elas que iremos contar a história da verdadeira Páscoa Cristã

Dramatização

1-Jesús entra em Jerusalém (O início da paixão de Cristo)

Lucas 19:28-40

[INSTRUÇÕES: Em quanto o narrador vai contando a história quem faz o papel de Jesus entra encima do jumentinho de brinquedo e os outros vão colocando as mantas e palmas.]

NARRADOR: Jesus estava em viagem para Jerusalém quando Ele enviou dois discípulos para buscar um jumentinho que ninguém havia montado antes. Em seguida, trouxeram o jumentinho até Jesus e colocaram suas capas sobre o animal para que Jesus pudesse montar nele. Enquanto Jesus avançava, as pessoas estendiam suas capas pelo caminho [vários coloquem as capas para Jesus passar sobre elas] e começaram a louvar a Deus em alta voz dizendo [Pessoa 1 diz]:  “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!  [Pessoa 2 diz:] Paz no céu e glória nas maiores alturas!” e eles agradeciam pelos milagres que tinham testemunhado.

Essa entrada marca o início do período conhecido como Paixão de Cristo

Mas os fariseus não gostaram e pediram a Jesus que repreendesse e mandasse calar seus discípulos

FARISEU: “Jesus manda calar essas pessoas”

JESUS: “Eu afirmo a vocês que se eles se calassem, as próprias pedras irão clamar”

NARRADOR: Então estando em Jerusalém Jesus ensinava todos os dias no templo, mas os religiosos estavam zangados com Jesus porque eles não viviam nem ensinavam a Palavra de Deus corretamente e por isso eles queriam prender e matar Jesus      .

2. O pacto dos sacerdotes com Judas

Lucas 22: 1-3

Quando estava chegando o dia da Páscoa os sacerdotes e os escribas estavam procurando formas de matar a Jesus.

Certo dia, Judas foi até os sacerdotes e fez um acordo com eles. Ele planejou entregar Jesus, permitindo que fosse preso, em troca de 30 moedas de prata oferecidas pelos sacerdotes.

[INSTRUÇÕES: Quem faz o papel de Judas faça o acordo com o sacerdote quem lhe dá a sacola com as moedas de prata]

3. A ceia

Lucas 22:7-23

Chegou o dia da Festa dos Pães sem Fermento, e Jesus enviou a Pedro e João a preparar uma refeição especial porque aquele dia as famílias hebreias se reuniam e comiam um jantar especial para lembrar como Deus tinha libertado o povo hebreu dos egípcios no passado, Jesus e seus apóstolos se reuniram para uma refeição especial, para comemorar a Páscoa. Jesus disse aos apóstolos que estava muito feliz por compartilhar essa refeição com eles antes de enfrentar o sofrimento. Ele disse que não iria comer novamente a Páscoa até que o Reino de Deus chegasse.

JESUS: pegou o suco de uvas, agradeceu e pediu aos apóstolos que a compartilhassem entre eles. Ele disse: “ Tenho desejado ansiosamente comer esta Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento. Pois eu lhes digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no Reino de Deus.“. Em seguida, Jesus pegou um pedaço de pão, agradeceu, partiu e deu aos apóstolos. Ele disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.”

Depois, Jesus pegou o suco novamente e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado por vocês.

 

E por isso crianças nós como igreja todo primeiro dia da semana (no domingo) participamos da ceia onde comemos de forma simbólica o pão e o suco em memória de Jesus.

Pergunte as crianças:

Vocês sabiam que por isso todos os adultos que já foram batizados participam da ceia todo domingo?

O que significa o pão que é servido na ceia?

E o suco, o que significa?

 

Continuando com a história:

NARRADOR: Ele também mencionou que havia um traidor entre eles, alguém que iria entregá-lo.

 

Interagir com as crianças com perguntas:

Vocês sabem quem era o traidor? Qual é o nome do traidor? O que ele tinha feito? Vocês lembram? Escutar a resposta delas e voltar para a história

 

NARRADOR: Os apóstolos começaram a se perguntar quem poderia ser o traidor. Jesus sabia que isso era parte do seu caminho e cumprimento do plano que estava determinado para o Filho de Deus, mas avisou que seria terrível para aquele que o trairia.

Ele também falou para Pedro que ele iria negar Jesus 3 vezes antes do galo cantar

4. A oração no Getsêmani

Lucas 22:39

NARRADOR: Depois eles foram para o monte das oliveiras e Jesus lhes falou:

JESUS: “Orem, para que vocês não caiam em tentação.”

NARRADOR: E Ele se afastou um pouco e orava

JESUS: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” 

NARRADOR: Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente E aconteceu que o suor dele se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. 

Levantando-se da oração, Jesus foi até onde os discípulos estavam, e os encontrou dormindo de tristeza. E disse:

 JESUS: “Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e orem, para que não caiam em tentação.”

5. Jesus é preso

Lucas 22:42 – 23:25

NARRADOR: Enquanto Jesus ainda falava, chegou uma multidão e com eles Judas que lhe deu um beijo e Jesus lhe falou:

JESUS: “você está me traindo com um beixo?

NARRADOR: Os discípulos quando perceberam o que estava para acontecer e que iam levar preso a Jesus lhe perguntaram se deviam atacar com espada? E Pedro com sua espada cortou a orelha de um soldado, mas Jesus interveio, dizendo:

 JESUS: “Deixem! Basta!”

 NARRADOR: E, tocando na orelha do homem, o curou.  

E Jesus foi preso, e todos os discípulos saíram fugindo com medo, mas Pedro ficou seguindo Jesus de longe para ver o que ia acontecer com ele, e chegou perto de umas pessoas e eles falaram ei esse é um deles ele é discípulo de Jesus, (pergunte para as crianças se ele era discípulo de Jesus) mas Pedro nega, depois foi perto de outro grupo de pessoas e outra pessoa reconhece ele e fala: ele é discípulo de Jesus, (pergunte para as crianças se ele é discípulo de Jesus) mas ele nega de novo e acontece o mesmo uma terceira vez (pergunte de novo as crianças) e ele vai negar [Alguém tem que fazer o barulho do galho cantando]

Jesus foi levado ante Pilatos que era governador da Judeia, mas ele não achou que Jesus fosse culpado então enviou para Herodes que era governador da , ele também não achou que fosse culpado e devolveu para Pilados, então ele lembrou que por ocasião da festa, o governador costumava soltar ao povo um preso, conforme eles quisessem.  E tinha um preso chamado Barrabás que era muito conhecido porque tinha sido muito ruim.

Então Pilatos perguntou: 

PILATOS: Quem vocês querem que eu solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?

E o povo respondeu Barrabás, [Pergunta várias vezes para as crianças responderem Barrabás]

E depois perguntou ao povo 

PILATOS: Que farei, então, com Jesus, chamado Cristo?

  Todos responderam:

  — Que seja crucificado! Crucifique-o

[Todos gritando crucifique-o! crucifique-o]

6. Jesus é crucificado

Lucas 23:26-49

NARRADOR: Então levaram Jesus colocaram uma coroa de espinhos e açoitaram ele, carregando a sua própria cruz, Jesus se dirigiu para um lugar chamado Caveira (que em aramaico chamava-se Gólgota.)  Ali pregaram a Jesus na cruz. E também outros dois homens que eram malfeitores foram pregados cada um em sua cruz com ele, um de cada lado e Jesus no meio.

As pessoas zombavam e diziam: salvou outros porque não se salva a sim mesmo, e ficavam rindo dele

Mas Jesus dizia:

 JESUS:  “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” 

NARRADOR: Já era quase meio-dia, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até as três horas da tarde.

E o véu do santuário se rasgou pelo meio.

Então Jesus clamou em alta voz:

 JESUS: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!”

NARRADOR: E, dito isto, ele morreu.

Um homem chamado José pediu para Pilatos o corpo de Jesus e colocaram num túmulo numa pedra onde ninguém tinha sido sepultado

Crianças Jesus teve que passar por todo isso porque era necessário ter um sacrifício perfeito para perdoar os pecados das pessoas, os pecados são todas as coisas que não agradam a Deus que nós como humanos fazemos, e Jesus como nunca pecou foi o sacrifício perfeito, antigamente os Hebreus faziam o sacrifício de um cordeirinho que tinha que ser perfeito e sem pecado, mas Deus nos amou tanto tanto que deu seu próprio filho em sacrifício por nossos pecados.

Jesus morreu na cruz, por amor a nós, ele ressuscitou no terceiro dia e agora vive com o pai ate sua volta

7. Jesus ressuscita

Lucas 24

NARRADOR:

Mas não fiquem tristes, porque passados 3 dias, quando era o primeiro dia da semana, bem cedo pela manhã, as mulheres foram ao túmulo, levando os óleos aromáticos que haviam preparado para colocar no corpo de Jesus mas encontraram a pedra removida do túmulo, e ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus.  Elas ficaram assustadas e sem entender nada, e 2 homens com vestiduras resplandecentes falaram para elas: 

ANJOS: Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?

Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia:

“É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.”

NARRADOR: Então elas se lembraram das palavras de Jesus. E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros que estavam com eles. 

Depois Jesus ficou só um tempo curto com os discípulos e na próxima aula vocês vão ver mais detalhes disso.

 Então Jesus os levou para fora da cidade, até Betânia. E, erguendo as mãos, os abençoou.

E enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 

E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles

e lhes disseram:

 ANJOS: Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir. 

NARRADOR: Então eles, adorando a Jesus, voltaram para Jerusalém cheios de alegria.

E estavam sempre no templo, louvando a Deus

E isso crianças é o que nós cristãos comemoramos e relembramos não somente um dia no ano, mas todos domingo congregamos e partimos o pão e o suco em memória do que Jesus fez por nós, e com fé e esperança de que ele um dia irá voltar para nos procurar.

Jesus está vivo, ele está nos céus e um dia virá me buscar.

Sugestão

Colocar Jesus ao lado da cruz, com coracoes e lencinhos vermelhos. Depois Apresentar a cruz somente vazia, com coracoes e lencinhos vermelhos. Provando que Jesus deixou seu amor e agora vive com o pai ate sua volta.

Faça perguntas para as crianças responderem, como: 

O que é a páscoa?
Quem Deus nos enviou para lavar nossos pecados?
Quem nos salvou e libertou?
Quem nos mandou Jesus?
Porque Deus o enviou?
Porque a cruz está vazia?
O que devemos fazer para ter a vida eterna que Jesus nos prometeu?

Conclusão

Páscoa não tem a ver com coelhos e com chocolates, Páscoa representa um ato de amor, o amor que nosso Pai e Deus tem para com a humanidade, Ele enviou seu próprio filho a pagar o preço por nossos pecados, Jesus sofreu e morreu para salvar aos homens e perdoar seus pecados.

Nosso Deus, nosso Pai, obrigada por seu amor e por enviar Jesus a morrer no meu lugar.

Cortar e Colar

Dependendo da idade você poderá adaptar as atividades, crianças pequenas entre 1 e 3 anos não tem a coordenação motora bem desenvolvida, elas gostam de colar, mas você precisa levar o material já cortado e pronto para colar, utilize se possível cola de batom que é mais fácil de manusear e seca mais rápido, é importante que sempre tenha uma pessoa auxiliando.

Crianças entre 4 e 7 anos já conseguem cortar, mas é muito devagar o processo, dependendo do tempo disponível para a aula é interessante levar o material semipronto, para fazer poucos cortes, ou que sejam cortes retos que eles conseguem fazer rapidamente
Crianças entre 8 e 10 anos conseguem cortar com mais facilidade, mas ainda o processo demora mais, é bom levar o material pré-pronto.

Em baixo estão os botões para você fazer o download de alguns desenhos para atividades de cortar e colar.

Desenhar e pintar

Importante ter cuidado com o material para desenhar e pintar, crianças até 5 anos devem utilizar preferentemente Giz de cera, enquanto crianças a partir dos 6 anos podem utilizar lápis de cor.

Uma atividade que as crianças desfrutam muito é pintar com tinta Washe, para os menores de 5 anos prefira a pintura a dedo, vai preparado para limpar as mãos das crianças e de ser possível utilizar um avental infantil para evitar eles sujarem a roupa.

Você tem diversas opções de materiais, não precisa utilizar todos os tipos numa aula só, avalie o que os seus alunos irão gostar mais dependendo da idade, entre as seguintes opções:

  • Labirinto com o personagem da história tendo que percorrer um caminho para concluir uma tarefa, no Aplicativo Canva você consegue criar os seus próprios labirintos
  • Caça palavras com palavras relacionadas à história (pode fazer esses caça palavras você mesmo no Excel.
  • Questionário com perguntas e respostas simples para as crianças maiores
  • Desenhos para colorir

 

A seguir estão os botões para você fazer o download de alguns desenhos para as crianças pintarem.

Cortar e Colar

Clique aqui e faça download de materiar para cortar e colar

Desenhar e pintar

Clique aqui e faça o download de material para pintar

Resumo da aula

Clique aqui e faça o download do resumo da aula

Para fixar o conhecimento pode utilizar alguns cânticos, como exemplo deixamos aqui o de 3 Palavrinhas

Créditos e Direitos Autorais

Este material foi disponibilizado de forma gratuita pela www.escolabiblicainfantil.com.br e pode ser utilizado para o planejamento de aulas para crianças do ministério infantil ou dos pais que estão ensinando a Bíblia aos seus filhos, mas ele não pode ser comercializado nem servir para propósito comercial ou lucrativo.

Agradecimentos e orações para as pessoas que colaboraram com o desenvolvimento desta aula:

Diagramação e roteiro: Evelyn Oliveira

Desenhos para cortar e colar: Margareth Magalhaes

Ilustrações da aula criados por Jill Kemp e Richard Gunther: 

https://www.freebibleimages.org/ 

 

Conteúdo da aula: Evelyn Oliveira

4 Responses

  1. Heloise

    Que aula maravilhosa. Agradeço por compartilhar e assim posso dar uma aula de qualidade na EBD. Deus abençoe todos os envolvidos.

  2. Kiss Gimenes

    Bom Dia!

    Muito obrigada por compartilhar essa historia de uma forma tão resumida e clara. Que Deus continua abençoando a vida de vocês e capacitado muito.

Deixe um comentário para lilian Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *